Introdução
A Medicina do nosso mundo está intrinsecamente ligada ao Ensino, tanto pelo papel que os Médicos possuem enquanto educadores dos seus doentes, como pela posição que ocupam na educação dos seus pares.
Acreditar que a capacidade de ensinar é uma competência inata pode dificultar a aprendizagem dos alunos, assim como diminuir a qualidade da cultura pedagógica vivida entre a nossa classe. Desta forma, é através da formação de docentes que se constroem médicos cada vez mais aptos a educar, potenciando uma processo de aprendizagem mais sólido e centrado nos alunos.
Dada a cultura da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a qual prima pela valorização das Monitorias no Ensino, há cerca de três anos atrás a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa assumiu o primeiro passo na qualificação educativa dos Monitores, iniciando uma atividade que pretendia colmatar a falta de formação pedagógica existente entre os Monitores da nossa casa, que comumente acabam por continuar o seu percurso académico até à docência, o Workshop de Iniciação Pedagógica para Monitores.
Objetivos
Acrescentar ferramentas pedagógicas para alunos que frequentam Estágios de Iniciação Pedagógica (EIP; vulgo Monitores) e que participam no Projeto Solvin’ It;
Sensibilizar a FMUL e a Coordenação dos Estágios de Iniciação Pedagógica para a necessidade de formação pedagógica;
Envolver o Departamento de Educação Médica na FMUL procurando criar formações mais otimizadas para os alunos que frequentam Estágios de Iniciação Pedagógica;
Contribuir para a qualificação educativa dos futuros Docentes da FMUL.
A atividade decorre, habitualmente, no 1.º semestre, entre setembro e outubro, e no 2.º semestre, por volta do mês de março.